Guia de compra de ferramentas para webinar

Avatar do usuário Pedro Rapace
Pedro Rapace

  • O que são ferramentas para webinar?
  • Quais as vantagens de empregar uma ferramenta para webinar?
  • Quais são os principais recursos das ferramentas para webinar?
  • O que levar em consideração antes de adquirir ferramentas para webinar?
  • Quais as tendências das ferramentas para webinar para os próximos anos?
  • O que são ferramentas para webinar?As ferramentas para webinar facilitam a distribuição do conteúdo através de uma transmissão interativa por áudio ou vídeo online.Essas soluções tecnológicas podem ser utilizadas para a realização de apresentação corporativas, treinamento de funcionários, reuniões com clientes, divulgação de um novo produto/serviço, entre outros.As plataformas para webinar desenvolveram um novo modo de se conectar em tempo real com funcionários, investidores, fornecedores e consumidores.

    Quais são as vantagens de empregar uma ferramenta para webinar?

    No ano de 2020, muitas empresas resolveram adotar o home office. Esse modelo de trabalho ajuda a reduzir custos e a aumentar a produtividade dos funcionários.Contudo, para que o home office realmente possa ser eficiente, é preciso utilizar as ferramentas certas. Caso contrário, os funcionários sentirão dificuldades em se comunicar com colegas de trabalho.Uma das formas de resolver esse problema é através das ferramentas para webinar.Entre os principais benefícios dessa solução tecnológica, podemos citar:

    1. Treinamento de funcionários

    Se você quer treinar a sua equipe para utilizar um determinado software, ou então, falar um pouco mais sobre a empresa para os novos funcionários, as ferramentas para webinar vão facilitar a sua vida.Através delas, você pode orientar centenas de colaboradores em um único seminário online.

    2. Comodidade

    Como se trata de um evento virtual, você pode fazer diversas apresentações sem precisar sair de casa. Além disso, os clientes e funcionários também não precisão se deslocar até a empresa.Tudo o que eles vão precisar para participar do webinar, é de um dispositivo eletrônico com acesso à internet.

    3. Relacionamento com os clientes

    Os programas virtuais para apresentações online são excelentes estratégias para melhorar o relacionamento com os consumidores.A transmissão ao vivo possibilita a interação com os clientes, fazendo com que eles criem um relacionamento mais profundo com a marca.Além disso, os softwares de seminários online permitem o compartilhamento de fotos, vídeos e documentos.Uma reunião online, com recursos modernos e inovadores, vai revolucionar a transformação tecnológica da sua organização.Assim, você consegue dar o primeiro passo para fidelizar consumidores e divulgar produtos/serviços antes dos seus concorrentes.Dessa forma, a sua empresa adquire vantagem competitiva através de três formas diferentes:
    • Ganho de autoridade
    • Aumento do engajamento
    • Aumento no número das vendas

    4. Interatividade

    Como o webinar é transmitido ao vivo, os funcionários (caso o objetivo do seminário seja melhorar a comunicação interna) e os clientes podem interagir e tirar dúvidas ao longo da apresentação.É uma forma de fazer com que todos se sintam ‘’ouvidos’’ e consigam entendem melhor sobre o tema que está sendo discutido.O resultado acaba sendo muito mais interessante para ambos os lados.

    5. Número ilimitado de participantes

    Como já falamos, as apresentações podem ser feitas para centenas de pessoas.Portanto, se esse é um problema para a sua organização (reunir um grande número de pessoas em um espaço físico), pode ter certeza de que as ferramentas para webinar serão extremamente úteis.

    6. Criação de conteúdo de qualidade para a persona

    Os webinars podem ser utilizados como uma forma de educar a sua audiência sobre um determinado assunto (que o público-alvo tem interesse em saber mais e a sua empresa é autoridade).Os seminários online são a ferramenta perfeita para entregar conteúdo de valor aos consumidores.

    Quais são os principais recursos das ferramentas para webinar?

    • Compartilhamento de telas: tanto você quanto os outros participantes podem compartilhar telas durante a apresentação. É uma forma de facilitar o processo de troca de informações e fazer com que o seminário online ocorra de modo mais dinâmico e interativo.
    • Captação de leads: se o objetivo da companhia é captar e nutrir leads, você pode utilizar recursos específicos como ferramentas de automação e convites por e-mail.
    • Identidade visual: quer fortalecer o Branding da empresa? Então personalize o logotipo e as páginas dos webinars!
    • Monitoramento de participantes: é possível verificar os padrões de presença e monitorar o grau de atenção através dos painéis informativos. Além disso, você consegue ver o número de perguntas em aberto que foram feitas pelos participantes.
    • Gravação dos webinars: caso ache necessário, você pode gravar todas as apresentações para uso futuro.
    ferramentas para webinar

    O que levar em consideração antes de adquirir ferramentas de webinar?

    Como você pode ver, essas soluções tecnológicas podem trazer diversos benefícios para uma organização.Porém, antes de adotar essas ferramentas e fazer com que elas sejam utilizadas por você e pelos funcionários da empresa, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo:
    • Segurança de dados: as melhores ferramentas de webinar oferecem criptografia integrada, um recurso que ajuda a manter o sigilo e a privacidade dos dados da organização. Por isso, considere investir em um software que seja realmente seguro tanto para você quanto para os participantes.
    • Quantidade de participantes: de fato, você pode escolher quantos participantes podem participar do seminário online. Acontece que as plataformas normalmente oferecem planos de acordo com o número de pessoas que você quer que participem do webinar. Portanto, antes de adotar por definitivo essa solução tecnológica, é interessante fazer uma estimativa de quantos participantes você, provavelmente, terá nos webinars.

    Quais as tendências das ferramentas de webinar para os próximos anos?

    As organizações estão cada vez mais utilizando a tecnologia como uma forma de realizar treinamentos e se conectar com os clientes. Por isso, não há dúvidas de que as ferramentas para webinar se tornarão ainda mais eficientes nos próximos anos.Entre as principais tendências podemos citar:
    • Inteligência artificial: A inteligência artificial é uma tecnologia que traz informações valiosas sobre o comportamento do consumidor. Certamente, nos próximos anos, a IA será capaz de analisar dados ainda mais precisos sobre o público-alvo, até mesmo durante os seminários online (que podem ser utilizados como uma forma de captar Leads e informações sobre o público-alvo).
    • Sistemas colaborativos: os softwares e aplicativos que operam na rede, principalmente em nuvem, otimizam o trabalho em equipe e a troca de informação. Se a sua empresa utilizar ferramentas de webinar e integrá-las com ferramentas de colaboração, os resultados serão ainda mais eficientes.
    Quer saber mais sobre ferramentas para webinar e a melhor forma de implementá-las na sua empresa?Entre em contato com a Brinov agora mesmo e fale com um de nossos representantes.
    Autor avatar
    Autor
    Pedro Rapace