Guia de compra para vendas e inbound marketing

  1. O que são ferramentas de vendas e Inbound marketing?
  2. Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de vendas e Inbound marketing?
  3. Quais são os principais recursos das ferramentas de vendas e Inbound marketing?
  4. O que levar em consideração antes de adquirir uma ferramenta de vendas e Inbound marketing?
  5. Quais as principais tendências das ferramentas de vendas e Inbound marketing para os próximos anos?
Avatar do usuário Pedro Rapace
Pedro Rapace

As ferramentas de vendas e Inbound marketing são soluções tecnológicas que ajudam no planejamento, gerenciamento e execução de campanhas de marketing e divulgação.

As estratégias de Inbound Marketing, que consideram todas as etapas do funil de vendas e a jornada de compra do consumidor, serão aplicadas de modo muito mais eficiente se a sua empresa utilizar ferramentas específicas e adequadas.

Quais as vantagens de empregar uma ferramenta de vendas e Inbound Marketing?

O Inbound Marketing revolucionou a forma como as organizações se relacionam com o público-alvo.

Ao invés de empurrar a venda de produtos para um grande número de pessoas que não possuem interesse nos produtos e serviços da sua marca, essa estratégia de marketing atrai as pessoas certas para os principais canais de comunicação da sua empresa.

Para ajudar nesse processo, a melhor opção é utilizar ferramentas de vendas e Inbound Marketing, que geram oportunidades de negócio valiosas.

Entre os principais benefícios dessas soluções tecnológicas, podemos destacar:

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens em utilizar essas ferramentas, é a redução de custos e o retorno sobre o investimento (ROI).

Diferentemente dos anúncios tradicionais, as estratégias digitais permitem que você tenha acesso aos resultados e saiba, exatamente, quais são as campanhas de divulgação mais lucrativas.

Assim, você consegue acompanhar todas as etapas da estratégia e descobrir quais ações devem ser modificadas ou eliminadas, reduzindo as perdas e potencializando o orçamento.

É totalmente possível reduzir o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), através de softwares específicos para alcançar o verdadeiro público-alvo do seu negócio.

2. Aumenta o alcance e a visibilidade da marca

As soluções de vendas e Inbound Marketing são essenciais para atrair novos usuários para os canais de comunicação do seu negócio.

Através da criação de conteúdo e links patrocinados (quando bem segmentados), você pode aumentar a exposição da marca e alcançar posições mais significas nos principais mecanismos de busca, como o Google.

3. Oportunidade de vendas

Não adianta apenas divulgar novos produtos e serviços. As campanhas de marketing da sua empresa precisam atingir o público certo.

Caso contrário, elas não serão capazes de atingir quem realmente tem interesse nas soluções da sua marca.

Com todos esses benefícios, não há dúvidas de que o Inbound marketing pode fazer a sua empresa realizar mais vendas, já que ele trabalha em vários níveis, como por exemplo:

• Atração de clientes

• Ganho de autoridade no nicho de atuação

• Fidelização

• Comunicação mais efetiva com o consumidor

4. Produtividade

Os funcionários do setor de vendas e marketing ficarão muito contentes com a novidade!

Ao utilizarem ferramentas específicas, eles vão se tornar mais eficientes, já que as atividades que antes eram realizadas de forma manual, poderão ser automatizadas.

Consequentemente, esses profissionais terão muito mais tempo para focar em tarefas que realmente tragam lucro para a organização, como a prospecção de clientes.

Quais são os principais recursos das ferramentas de vendas e Inbound Marketing?

• Automatização de campanhas: promova a nutrição de Leads através de campanhas de marketing segmentadas e crie um relacionamento mais profundo com os clientes da empresa.

• Gerenciamento de mídias sociais: nas plataformas de vendas e Inbound marketing, as redes sociais da empresa ficam integradas e podem ser organizadas do jeito que você achar melhor.

• Landing Pages: crie Landing Pages para adquirir informações sobre o público-alvo e facilitar o processo de vendas.

• Organização de estratégias em uma plataforma centralizada: desenvolver ações em um único software é a melhor forma de acompanhar todas as métricas de um projeto em específico.

• Remarketing: essa estratégia de marketing tem como principal função coletar informações sobre o cliente enquanto ele visita o seu site. Através dos dados obtidos, você pode mostrar anúncios para o usuário com base na pesquisa que ele fez nas páginas virtuais da sua empresa.

O que levar em consideração antes de adquirir uma ferramenta de vendas e Inbound Marketing?

Não há dúvidas de que uma ferramenta específica para essa função pode ajudar a atrair e fidelizar clientes.

Entretanto, há alguns pontos que você deve levar em consideração antes de adquirir uma ferramenta de vendas e Inbound Marketing, como por exemplo:

• Definição de objetivos: o foco principal da maior parte das empresas é a conversão de clientes. Mas uma estratégia de marketing realmente eficiente, deve ser focada no médio e longo prazo. Converse com a sua equipe para que todos possam entrar em um acordo sobre os objetivos que a organização pretende alcançar ao utilizar ferramentas de vendas.

• Presença nas redes sociais: quanto mais presente a sua empresa estiver nos principais meios de comunicação da internet, mais fácil será para atrair clientes. Aliás, as redes sociais são canais extremamente relevantes para o Inbound marketing.

Quais as principais tendências das ferramentas de vendas e Inbound marketing para os próximos anos?

A popularidade do Inbound marketing, nos últimos anos, só vem crescendo.

Sendo assim, é importante ficar por dentro dessa estratégia, pois ela pode ser a solução encontrada pela sua empresa para atrair e reter clientes.

Entre as principais tendências para os próximos anos, podemos mencionar:

• Gestão de comunidades: como o principal propósito do Inbound marketing é atrair clientes, a criação e gerenciamento de comunidades são estratégias essenciais. Redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, facilitam o processo de criação de comunidades, pois servem de fórum para os clientes e pessoas interessadas nos produtos e serviços da sua empresa.

Conteúdo mobile e responsivo: é importante criar conteúdo responsivo, ou seja, direcionado para todos os meios de acesso a informação, como smartphones. Caso o conteúdo divulgado nos canais de comunicação da sua empresa não seja adaptado para dispositivos móveis, é bem provável que você já esteja perdendo clientes.

Quer encontrar as melhores ferramentas de vendas e Inbound marketing para a sua empresa?

A Brinov pode te ajudar.

Entre em contato com a nossa equipe e fale agora mesmo com um de nossos representantes.

vendas e Inbound marketing

Autor avatar
Autor
Pedro Rapace