Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

O que são dark stores e por que estão se tornando uma tendência mundial

O conceito de dark stores foi muito utilizado no período mais restrito da pandemia, apesar de parecer estranho para você.

Avatar do usuário Lorraine Barbosa
Lorraine Barbosa

Inclusive, você pode ter aplicado o conceito em sua loja, mesmo não conhecendo o termo correto para o método.

Ficou curioso? Continue lendo para saber mais

Desde o início da pandemia de Covid-19, devido as restrições impostas à população, um dos setores que mais expandiu foi, sem dúvida, o e-commerce de alimentos.

Da crise surgiu a necessidade das empresas se tornarem cada vez mais digitais, e virou uma questão de sobrevivência aos que permaneciam analógicos. 

O paradoxo é que, enquanto as empresas mais experientes corriam para se adequar a um novo modelo de atendimento, mais o cliente ia ficando cada vez mais exigente.

Por conta disso, foi imposto novos padrões de atendimento.

Entregas mais rápidas. Mais variedade. Melhores ofertas. Escolha de horário. Novas marcas. Comprar tudo em um só lugar, sem precisar participar de uma verdadeira “caça ao tesouro”. 

Entretanto, para entregar mercadorias com agilidade e precisão, é preciso ter um planejamento logístico detalhado e um controle de estoque aprofundado para que os pedidos sejam processados o mais rapidamente possível.

Estar próximo fisicamente do cliente também faz a diferença.

Mas como alcançar isso estando em uma área industrial, longe dos grandes centros urbanos?

A resposta veio com um novo modelo de rede de distribuição, que dá ainda mais força ao omnichannel: as dark stores.   

O que são as dark stores? 

Dark stores, isso é, lojas escuras em inglês, nada mais são do que lojas “fechadas”.

Mas, na verdade, ela são apenas fechadas ao público.

O espaço, que é estruturado da mesma forma que uma loja, atua como um minicentro de distribuições dentro dos grandes centros urbanos.

Nas dark stores, trabalham equipes que separam os produtos das vendas realizadas via e-commerce, fazem envios e também entregam ao cliente que opta por fazer a retirada no local. 

Assim, mesmo estando fechada para os compradores, a dark store possui um layout que se assemelha ao de uma loja tradicional, de modo a permitir aos separadores um acesso mais rápido aos produtos.

Isso lhes permite montar um pedido o mais rápido possível e enviá-lo ao cliente ou deixa-lo pronto para a coleta. 

Por que é interessante? 

O tempo de entrega é uma das maiores questões da venda online. 

E pela definição de dark store, essa é uma de suas grandes vantagens: por estar localizada nos centros urbanos, fica mais próxima do consumidor e agiliza as entregas, oferecendo uma experiência de compra otimizada.

Dessa forma, o cliente também pode optar pela coleta do produto nesse local (BOPIS ou click-and-collect), conseguindo ter o item em mãos até mesmo no dia em que fez a compra. 

De acordo com a pesquisa da Global Consumer Insights 2018, realizada pela PwC, dos brasileiros que gostam de comprar itens básicos pela internet, 64% estão dispostos a pagar mais caro no frete rápido, principalmente se o produto chegar no mesmo dia.

As darks stores surgem como mais uma alternativa na aceleração da entrega.

Agindo dentro de grandes centros nos quais tem potência de vendas, é possível agilizar a entrega, de forma que ocorra no mesmo dia ou no dia seguinte, e ainda oferecer que o consumidor retire o seu produto dentro de algumas horas na loja. 

Mas, além da agilidade na entrega, as dark stores também possuem outras vantagens significativas, tais como:  

  • Redução dos custos de transporte, além de redução dos impactos ambientais e emissões de carbono associadas à entrega e incentivo aos clientes ao click-and-collect. 
  • Possibilidade de atender uma alta demanda: com as estratégias certas e o auxílio da tecnologia, as dark stores podem atender locais que possuem muitos pedidos e que uma loja comum talvez não conseguisse atender por limitações de espaço e volume.  
  • Custo reduzido de implantação e operacionalização: as dark stores não exigem o mesmo nível de planejamento que o de uma loja normal.

Ficou interessado? Acesse nosso blog e saiba mais sobre como otimizar os processos da sua empresa.

Autor avatar
Autor
Lorraine Barbosa