Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Lead Scoring: o que é e 4 maneiras de usar para otimizar vendas

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing para as empresas, é a possibilidade de atrair um grande número de Leads.

Avatar do usuário Bianca Andrade
Bianca Andrade

Porém, mesmo que você já tenha criado uma estratégia para atrair potenciais clientes, ainda há um outro desafio: qualificar cada um deles.

Se eles não forem qualificados, os profissionais responsáveis por essa tarefa vão ter muito mais dificuldade em atrair Leads nas próximas campanhas de marketing e divulgação.

E é exatamente por esse motivo que existe o Lead Scoring, uma técnica que, quando bem utilizada, ajuda a aumentar a eficiência dos profissionais de marketing e o lucro da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

O que é Lead Scoring?

O Lead Scoring é um método de pontuação baseado nos dados de perfil e interesses de um Lead, para que assim, seja possível qualificá-lo.

Ou seja, essa técnica ajuda a definir os Leads mais preparados para fazer uma compra, quais devem ser nutridos e quais, provavelmente, não se tornarão clientes da sua empresa em momento algum e que, portanto, devem ser descartados.

Isso significa que quanto mais próximo um Lead estiver da persona e mais demonstrar interesse pela sua empresa, melhor será a pontuação dele!

Mas afinal, quais ações indicam que o potencial cliente realmente tem um perfil semelhante ao da persona? Quais ações mostram que em algum momento, ele pode adquirir um produto ou serviço da empresa?

Em relação a persona, devem ser analisados os hábitos de compra, as necessidades, desejos e características gerais.

Quando se trata de marketing digital, os Leads demonstram interesse quando baixam um eBook, comentam nos posts, respondem pesquisas por e-mail, entram em contato pelo chat, etc.

Qual a diferença entre Lead Scoring e Lead Tracking?

Embora na prática, as duas ações representem técnicas diferentes, elas estão interligadas.

O Lead Scoring, é uma maneira de pontuar e mapear o quão preparado um Lead está para se tornar cliente da sua empresa.

Já o Lead Tracking, é um sistema automático que rastreia o comportamento do potencial cliente quando ele está acessando um dos domínios da sua empresa, como por exemplo, o site institucional ou blog.

É justamente por causa do Lead Tracking, que a sua organização precisa ter um site que realmente consiga atrair e conquistar os visitantes.

O Lead Scoring funciona para qualquer empresa?

Sim. Essa técnica é útil para qualquer organização, independentemente do tamanho ou segmento.

O que torna o Lead Scoring necessário, é a utilização de uma estratégia que seja capaz de atrair Leads, como o Inbound Marketing.

Sendo assim, toda empresa que quer ter mais informações sobre os visitantes de um site para descobrir quais deles podem se tornar consumidores, serão beneficiadas com o uso do Lead Scoring.

Os principais benefícios do Lead Scoring para a sua empresa

Existem vários fatores que tornam o uso dessa técnica vantajoso para as empresas.

Entre os principais benefícios, podemos destacar:

1. Redução do CAC

O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) é um indicador de desempenho que precisa ser mensurado constantemente.

Afinal, se a sua organização está gastando um determinado valor para atrair consumidores, mas eles não estão trazendo o retorno esperado, está na hora de mudar as estratégias.

E esse é justamente um dos principais benefícios do lead scoring, pois essa técnica é capaz de diminuir os custos relacionados ao CAC.

Através dessa estratégia, a sua empresa consegue encurtar e acelerar o ciclo de vendas.

Ou seja, um consumidor que teve o primeiro contato com a sua marca recentemente, poderá avançar para o fundo do funil de vendas de forma mais rápida.

2. Comunicação personalizada

Por mais que o perfil dos seus consumidores seja semelhante e eles tenham interesses em comum, é importante se comunicar de forma personalizada com cada um deles.

Para definir o tipo de linguagem e a estratégia utilizada, é preciso levar em conta a fase em que o consumidor se encontra dentro da jornada de compras, a forma como ele entrou em contato com a sua empresa e quais as principais ações dele dentro do seu site ou blog.

3. Taxa de conversão de clientes

Ao criar uma estratégia de comunicação personalizada e acelerar o processo de vendas, torna-se muito mais fácil converter simples visitantes em verdadeiros clientes da sua marca.

Com o uso do lead scoring, a sua estratégia de marketing será mais precisa, já que você conseguirá investir nos leads certos, os quais realmente têm interesse no que a sua empresa tem para oferecer.

Quanto mais alto for o lead scoring de um contato, maiores são as chances de você convertê-lo em um cliente.

Afinal, além de ter um perfil semelhante ao da sua persona e estar nutrido com materiais ricos em conteúdo de valor, o lead, provavelmente, estará buscando uma solução para um problema específico que a empresa pode resolver.

4. Reputação da empresa

Ao criar uma estratégia personalizada para se comunicar com os leads, a sua empresa consegue fazer vendas de modo mais rápido e aumentar o nível de satisfação.

Dessa forma, você ganha vantagem competitiva no mercado e consegue conquistar ainda mais clientes, já que os consumidores satisfeitos irão indicar os seus serviços para amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos nas redes sociais.

Como fazer lead scoring para vendas e marketing

Você já sabe o que é lead scoring e quais os principais benefícios dessa técnica para a sua empresa.

Mas como definir o score de cada contato?

Veja as dicas que preparamos para você definir o sistema de pontuação:

• Defina o perfil de cliente ideal

• Analise as informações cadastrais de cada lead

• Liste os critérios de interesse e o comportamento nas páginas virtuais da sua empresa

• Pontue os seus leads de acordo com cada critério estabelecido

• Continue aprimorando as estratégias (faça mudanças sempre que for necessário)

Para que essa técnica seja ainda mais eficiente e precisa, a sua empresa pode utilizar softwares específicos que ajudam a pontuar os leads e mapear o comportamento deles no seu site!

Para saber mais sobre essas ferramentas e como elas podem ser utilizadas pelo seu time de marketing e vendas, acesse nosso site e confira as soluções disponíveis.

Autor avatar
Autor
Bianca Andrade