Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Telefonia em nuvem: o que é e principais vantagens

A telefonia em nuvem é uma excelente solução tecnológica para as empresas que querem otimizar a comunicação interna e externa.

Avatar do usuário Lorraine Barbosa
Lorraine Barbosa
telefonia em nuvem

Obviamente, a produtividade de uma equipe depende de muitos fatores. Porém, não há dúvidas de que um bom processo de comunicação facilita tanto a vida de empresários e gestores quanto de funcionários.

Se as ligações caem o tempo todo e/ou se a internet é lenta, os funcionários vão levar muito mais tempo para concluir uma determinada atividade, por mais simples que ela seja.

Por esse motivo, contar com uma boa tecnologia da informação faz toda a diferença quando o assunto é produtividade e agilidade.

Para você entender mais sobre o assunto, vamos te explicar tudo sobre telefonia em nuvem e os principais benefícios dessa ferramenta para o seu negócio. Veja mais!

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem é um serviço tecnológico que tem como principal objetivo transferir toda a rede de telefonia de uma empresa para a internet.

Basicamente, estamos falando do processo de fazer e receber ligações de forma virtual.

Para que esse serviço consiga ser realizado de forma eficiente, é importante investir em uma boa conexão de rede.

Como funciona a telefonia em nuvem?

Os sistemas de telefonia já são utilizados há anos em empresas de call center, escritórios e clínicas.

As centrais telefônicas precisam gerenciar e receber chamadas, transferir ligações e conectar um setor da empresa com o outro.

A telefonia em nuvem, na verdade, também é uma central telefônica, mas que fica hospedada na rede virtual.

A partir da transferência da estrutura eletrônica para a internet, a tecnologia VoIP (voz sobre protocolo de internet) converte os sinais analógicos das ligações comuns para o formato digital, fazendo com que todo o processo de comunicação aconteça de forma online.

Os sinais podem ser transmitidos através de duas formas:

• Entre dois sistemas diferentes (um computador e um celular, por exemplo);

• Entre um computador e um telefone tradicional.

Quais as principais vantagens da telefonia em nuvem?

A tecnologia em nuvem possui diversas vantagens quando comparada à prática convencional do mercado, por exemplo:

Fácil instalação

Como você pode utilizar a conexão de internet que já está instalada na sua empresa, não há segredo nenhum em instalar o serviço.

Você só precisa começar a utilizar uma plataforma VoIp. Como há várias opções no mercado, é importante escolher com calma. Faça uma pesquisa para decidir qual é o plano mais adequado para o seu negócio.

Aliás, a telefonia em nuvem também é um serviço muito fácil de ser utilizado.

Você pode fazer e receber chamadas de qualquer dispositivo que desejar, por exemplo, computadores, smartphones, telefone convencional ou telefone IP.

Redução de custos

Mais do que nunca, reduzir custos operacionais se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas.

A boa notícia é que o investimento inicial da telefonia em nuvem é extremamente baixo, quando comparado às outras opções.

Como não é necessário criar uma estrutura para o servidor (aliás, é possível continuar utilizando os aparelhos que a empresa já possui), você não precisa fazer investimentos em novos equipamentos.

Além disso, as chamadas VoIP possuem um custo baixo, mesmo se você precisar fazer ligações para pessoas e empresas de outros estados.

Integração do sistema

Você sabia que é possível conectar a telefonia em nuvem com os sistemas que são já são utilizados pela organização? O CRM, banco de dados…tudo isso pode ser integrado com a nova tecnologia!

Dessa forma, os seus colaboradores vão ter muito mais facilidade em compartilhar informações entre eles. Ou seja, o tempo para realizar algumas tarefas repetitivas vai diminuir consideravelmente.

Gerenciamento das ligações

Com a telefonia em nuvem, você pode gerenciar as chamadas e ter todas as informações relacionadas a elas, por exemplo:

• Tempo de duração;

• Data da ligação;

• Ramal que recebeu a ligação.

Através dessas informações, a sua empresa consegue gerenciar relatórios em um painel de registro de chamadas de modo muito mais simples (o relatório pode ser gerado de forma automática).

Com esses dados, você consegue descobrir qual horário a sua empresa mais recebe ligações de clientes e fornecedores.

Qualidade nas ligações

Os serviços de nuvem trazem agilidade, flexibilidade e, principalmente, qualidade.

Como estamos falando de uma tecnologia digital, nós podemos afirmar que a qualidade das chamadas é superior às que são realizadas pela estrutura tradicional de telefonia.

A tecnologia VoIP é excelente para manter a estabilidade das ligações.

Flexibilidade

Quanto maior o tamanho de uma empresa, maior o volume de chamadas que ela recebe.

Em grandes organizações, não dá apenas para contar com o sistema de telefonia tradicional, não é mesmo?

O VoIP consegue acomodar novos usuários e ramais de atendimento sem que seja necessário implementar novas estruturas na organização.

Segurança

As chamadas são transformadas em dados que, por sua vez, são transmitidos via IP. Ou seja, o processo de comunicação por nuvem é extremamente seguro, já que o IP é convertido em dados codificados que os sistemas de VoIP são capazes de criptografar.

Redução da burocracia

Contratar um plano de telefonia para a sua organização pode ser uma tarefa burocrática. Bom, não se você utilizar o sistema de telefonia em nuvem.

Como nós estamos falando de um serviço fácil de contratar, gerenciar e utilizar, a sua empresa vai conseguir economizar muito tempo na implementação e gestão desse serviço.

Garanta o melhor da telefonia em nuvem para a sua empresa

Já está mais do que comprovado que a telefonia em nuvem é um serviço tecnológico de qualidade e uma alternativa inteligente para as empresas que precisam lidar diariamente com um grande volume de chamadas.

E é por isso que essa ferramenta já é uma realidade na rotina de muitas empresas.

Garanta uma telefonia em nuvem de qualidade para o seu negócio agora mesmo! Conheça melhor as soluções disponíveis em nosso site e transforme a sua linha telefônica em um serviço tecnológico eficiente e inovador.

Autor avatar
Autor
Lorraine Barbosa