Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Tecnologia da Informação: Como usar nos negócios?

O mercado está cada vez mais exigente e, por isso, é preciso investir em diferenciais para garantir o sucesso do seu negócio. A TI, ou Tecnologia da Informação, é um fator que traz uma série de vantagens, pois ela otimiza uma variedade de processos essenciais.

Avatar do usuário Laura Paulino
Laura Paulino

Quem escolhe investir na automatização garante um espaço considerável no mercado e uma boa imagem para a instituição. Pensando nas dúvidas que ouvimos de nossos clientes, preparamos este post você entender os benefícios da Tecnologia da Informação nas empresas. Veja!

Como a TI pode otimizar meu negócio?

Aumento da comunicação entre as equipes

A tecnologia da informação permite que a sua equipe tenha mais canais de compartilhamento de dados, devido à conectividade. Os profissionais podem utilizar chats, bate-papos, e-mails, redes sociais corporativas e softwares especializados. Isso otimiza a rotina da empresa, porque além de agilizar os projetos, acelera a comunicação.

Assim, o time pode trocar informações em tempo real e com mais facilidade. Esses fatores contribuem para que os colaboradores tenham mais eficiência nos processos. O atendimento ao cliente e o contato com fornecedores e stakeholders é beneficiado com uma comunicação mais ágil.

Otimização dos fluxos de processos

Com o uso da Tecnologia da Informação, os processos podem ser melhorados na empresa, de forma a serem realizados com muito mais fluidez. Você pode levar os procedimentos ao nível máximo de qualidade com o apoio dos recursos tecnológicos. Isso acontece porque essas ferramentas oferecem uma ampla variedade de alternativas facilitadoras para a execução das atividades.

Pense na realização das tarefas por meios manuais. A equipe gasta muito tempo com impressões, composição de quadros de apresentação, procura por documentos e organização de folhas. Além disso, não é possível fazer a edição simultânea de documentos. A chance de perder informações é alta e sua equipe acaba tendo menos efetividade no cotidiano.

Ampliação da acessibilidade das informações

O acesso aos documentos impressos fica muito limitado, dependendo da realização de cópias de folhas e impressões. Com a tecnologia da informação, os registros podem ser compartilhados na nuvem e acessados por meio de qualquer dispositivo móvel ou computador. Isso otimiza o cotidiano dos negócios, facilitando a realização de reuniões, a consulta de informações durante alguma venda ou o diálogo com fornecedores, por exemplo.

Cada profissional pode utilizar e editar os documentos compartilhados pela companhia, de uma forma simples e efetiva, contribuindo para que a rotina do empreendimento tenha mais eficiência. Os trabalhos em equipe se tornam muito mais fáceis, pois há canais de comunicação que garantem que os materiais estejam ao alcance de todos os participantes do projeto.

Tecnologia da Informação

Por que implantar a Tecnologia da Informação no meu negócio?

Maior segurança de dados

Sem a tecnologia da informação, a empresa corre o risco de perder muitas informações se ela não mantiver uma organização rigorosa dos papéis. Mesmo sistematizando bem todos os documentos, a qualquer momento uma folha pode sumir ou se misturar a outros arquivos. Registros sigilosos também ficam pouco protegidos, pois os documentos podem ser interceptados.

Ao contar com os recursos da tecnologia da informação, sua empresa tem acesso ao Cloud Computing, uma ferramenta que permite o compartilhamento de dados de forma segura. Assim, o empreendimento pode enviar informações por um canal virtual protegido da invasão de agentes maliciosos ou hackers.

Além disso, os documentos podem ser protegidos com senhas e armazenados em grande volume em plataformas seguras, que evitam perdas de registros. As telecomunicações permitem a realização de cópias de segurança para que, mesmo que o computador tenha algum defeito, você possa manter os seus registros intactos.

Redução de custos

Uma grande vantagem da tecnologia da informação é a redução dos custos para o desempenho das atividades. Nos processos manuais, você tem muitos gastos com impressões, papel, correio e telefonia. Ao adotar os sistemas informatizados, os documentos podem ser enviados por e-mail, compartilhados por redes sociais corporativas e visualizados pelos dispositivos eletrônicos dos próprios colaboradores.

Não será necessário investir recursos no transporte de envelopes e grandes remessas de arquivos e nem haverá trabalho com a realização de cópias dos documentos. A equipe vai ter também canais de compartilhamento de informação mais baratos do que o telefone, o que garante mais economia para o dia a dia da empresa.

Além disso, a corporação consegue muito mais facilidade para manter o trabalho remoto e para ter contato com investidores e stakeholders à distância. Ela poupa recursos com viagens e pode se comunicar com pessoas que estão geograficamente distantes com muito mais efetividade e por um custo mínimo. Para isso, basta utilizar videoconferências e canais para o envio de mensagens.

Maior eficiência nas operações

As tarefas operacionais podem ser desempenhadas de uma forma mais inteligente. O orçamento fica menor, menos profissionais são envolvidos em cada demanda, o uso dos recursos pode ser otimizado e você poupa cada vez mais tempo no cumprimento de uma tarefa. Esses benefícios são acessíveis para quem sabe como gerenciar o uso da tecnologia da informação no negócio.

Os recursos informatizados são excelentes para promover a eficiência na empresa, pois processam um grande volume de dados em um tempo mínimo. As tecnologias facilitam a organização dos documentos, disponibilizam um amplo campo de ferramentas diferenciadas para o desenvolvimento das tarefas e dão mais autonomia para o colaborador.

Com isso, a equipe pode realizar mais tarefas em menos tempo, cumprir melhor os prazos e oferecer um melhor atendimento ao cliente. Nesse contexto, a eficiência operacional propicia mais motivação para a equipe e promove uma imagem positiva da corporação.

Para garantir que a sua organização tenha um bom desempenho no mercado, investir em tecnologias é fundamental. Os recursos informatizados permitem a sua organização desenvolver com mais produtividade, por meio da facilitação do contato entre equipes, a otimização dos fluxos de trabalho e pela facilidade de acesso às informações.

Com isso, é possível ter uma melhora considerável na eficiência das atividades. A tecnologia nas empresas garante que o seu empreendimento possa manter os dados mais seguros, além de trazer mais velocidade e a redução de custos.

Agora que você já sabe quais as vantagens da Tecnologia da Informação, o que acha de conhecer mais sobre o assunto? O FinderSoftwares disponibiliza soluções ideais para empresas que querem digitalizar seus espaços de trabalho. Acesse nosso site para saber mais!

Autor avatar
Autor
Laura Paulino