Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Gestão de identidades e acesso: o que é e por que utilizar na sua empresa?

A gestão de identidades e acesso traz segurança para a sua empresa
Avatar do usuário Laura Paulino
Laura Paulino

Com a multiplicação de ataques cibernéticos e a criação de sistemas virtuais cada vez mais integrados, a gestão de identidades e acesso se tornou ainda essencial para garantir a segurança dos dados de uma organização.

Toda empresa precisa lidar diariamente com um grande volume de dados confidenciais. Embora os avanços tecnológicos sejam uma questão de sobrevivência, é preciso encontrar formas de garantir o sigilo total de informações e impedir que ataques virtuais tragam problemas referentes ao vazamento de dados. Caso contrário, a sua empresa vai ter problemas em relação a cibersegurança.

Se você quer entender mais sobre essa tecnologia e a importância dela para a segurança da informação, continue a leitura.

O que é gestão de identidades e acesso (IAM)?

A gestão de identidades e acesso é um framework utilizado pelos profissionais de TI que são responsáveis pelo gerenciamento de identidades. Ou seja, eles devem determinar quais são os funcionários que terão acesso a determinados recursos privados da empresa, como dispositivos e banco de dados, por exemplo.

O gerenciamento de identidades e acesso envolve o monitoramento de função de cada usuário que possui permissão para acessar o sistema.

Esses usuários, na maioria das vezes, são apenas o gestor e os funcionários. Contudo, clientes e fornecedores também podem receber permissão de acesso.

É importante lembrar que os principais objetivos são sempre garantir a segurança das informações e limitar o acesso de cada usuário (ele deve ter acesso apenas ao que realmente seja necessário).

Assim que a identidade digital for estabelecida, é necessário começar a monitorá-la.

Se houver qualquer mudança no ambiente interno, como troca de funcionários, por exemplo, os privilégios devem sofrer as alterações necessárias.

Como funciona a gestão de identidades e acesso (IAM)?

Na gestão de identidades e acesso, o sistema basicamente gerencia as funções e privilégios de usabilidade.

Essa solução tecnológica cria uma identidade de acesso para cada usuário, sempre controlando o que ele pode ver na base de dados.

Dessa forma, a IAM consegue exercer funções como:

• Registro do histórico de acesso ao sistema;

• Proteção de dados sigilosos da organização;

• Identificação dos usuários que possuem acesso ao sistema;

• Criação de relatórios;

• Atribuição de função a cada usuário, conforme as necessidades de acesso e as políticas de segurança da organização.

Quais são as principais ferramentas de gestão de identidades e acesso (IAM)?

Um sistema de gerenciamento de dados envolve diversos fluxos e dados. Abaixo, colocamos alguns dos principais exemplos de ferramentas e sistemas utilizados para o gerenciamento de identidade:

Identity as a Service (IDaaS)

Identity as a Service, ou no português, identidade de serviço, é um termo que se refere as infraestruturas ofertadas por organizações especializadas em gerenciamento de acessos com soluções tecnológicas baseadas em nuvem.

O iDaaS pode ser apenas uma pequena parte da gestão de identidades ou, então, responsável por todo o gerenciamento do sistema.

Um exemplo claro de solução de IDaaS é a biometria, método extremamente utilizado para combater fraudes e invasão de dados.

Governança de identidade e acesso

A governança de identidade e acesso é um processo que tem como principais funções realizar a aprovação e certificação de dados de outros serviços referentes ao setor de TI.

Provedor de Identidade (IdP)

Um provedor de identidade é um serviço online que concentra as informações de identidade de usuário em uma rede centralizada, ao mesmo tempo em que atua como meio de autenticação para os usuários conseguirem ter acesso aos serviços.

Autenticação de múltiplos fatores

Com a autenticação de múltiplos fatores, os usuários são solicitados a fornecer uma combinação de fatores de autenticação que possibilitam a identificação e confirmação de identidade.

Quais são os principais benefícios da gestão de identidades e acesso?

Agora que você já sabe como a gestão de identidades e acesso funciona e quais são os serviços incluídos nessa prática, está na hora de conhecer os principais benefícios da IAM para a sua organização. Confira:

Centralização da gestão de usuários

Os sistemas contam com dashboards (painel visual com informações), que contêm diversas informações sobre acessos de usuários e criação de relatórios.

O principal benefício da centralização da gestão de usuários para a sua empresa é o fácil acesso aos dados necessários para entender os detalhes de uso de cada pessoa que pode acessar o sistema.

Por exemplo, com a centralização, você consegue obter informações como horário de login e outros recursos que ajudam a verificar a segurança dos acessos.

Simplicidade de processos

Toda empresa quer melhorar o sistema de segurança interno. Contudo, como algumas ferramentas são complexas e difíceis de serem utilizadas, essas mesmas organizações acabam desistindo de implementar soluções como a gestão de identidades e acesso.

Isso é um grande erro, pois hackers sabem muito bem como se aproveitar de falhas no sistema para roubar informações confidenciais.

A boa notícia é que a IAM é capaz de oferecer segurança no controle de identidade de uma forma extremamente simples.

Provisionamento automático

Uma das principais dificuldades do setor de TI é a necessidade de criar diversas contas de usuários toda vez que um novo funcionário entra na empresa.

Com a gestão de identidades e acesso, é possível conter o provisionamento automático e garantir que toda vez que for necessário realizar algum tipo de alteração em relação à permissão de acesso e contas pessoais, o sistema possa realizar o processo de forma automática.

Contar com ferramentas de gestão de identidades e acesso é a melhor forma de manter a segurança de processos internos e evitar problemas como fraudes e vazamento de dados.

A IAM também auxilia no processo de automatização da tarefas, o que contribui muito para a produtividade dos profissionais que atuam no setor de TI.

Aqui no FinderSoftwares, nós trabalhamos como representantes das melhores soluções tecnológicas de gestão de identidades e acesso.

Se você ficou interessado nessa solução, confira as soluções disponíveis em nossa plataforma!

Autor avatar
Autor
Laura Paulino