Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Microsoft Azure: o que é como funciona?

Avatar do usuário Bianca Andrade
Bianca Andrade

Você precisa de uma plataforma prática e segura baseada nos conceitos da computação em nuvem? Então está na hora de conhecer melhor o Microsoft Azure!

A Microsoft oferece diversos aplicativos e softwares que facilitam o dia a dia de empresários e gestores. E hoje vamos falar de mais uma das soluções tecnológicas dessa gigante!

Continue a leitura para saber mais.

O que é o Microsoft Azure?

O Microsoft Azure é uma plataforma utilizada na execução de aplicativos e serviços, que concentra toda a infraestrutura de computação de nuvem da organização, o que inclui produtos e aplicativos.

O serviço é cada vez mais utilizado por médias e grandes empresas, já que a plataforma consegue dar conta de produtos mais complexos. Porém, pequenos negócios e até mesmo estudantes podem ser beneficiados com todos os recursos que a ferramenta oferece.

O Microsoft Azure é seguro?

A Microsoft é uma empresa conhecida pelo seu comprometimento em oferecer serviços seguros para os clientes. Ou seja, isso significa que o Azure é uma plataforma totalmente segura para a sua organização.

Além disso, o serviço possui uma ótima infraestrutura para os seus colaboradores. Ao utilizarem a plataforma, ele podem ter acesso a um ambiente virtual de trabalho robusto e extremamente confiável.

Um dos diferenciais em relação a segurança dessa plataforma, é um serviço exclusivo de inteligência desenvolvido para identificar riscos e ameaças que possam comprometer a segurança organizacional.

 Assim, você consegue encontrar uma solução para proteger o seu negócio de problemas referente ao vazamento de dados e informações confidenciais.

O Azure possui uma Central de Segurança para proteger suas cargas de trabalho de nuvem híbrida.

Por que utilizar o Microsoft Azure?

Os principais motivos para você utilizar o Microsoft Azure são:

1. Aplicação em nuvem

Como você já sabe, o Azure funciona basicamente como um conjunto de serviços e ferramentas da Microsoft para o segmento de computação em nuvem.

As aplicações em nuvem ajudam a sua empresa a ter mais flexibilidade e mobilidade.

Através delas, você e os seus funcionários conseguem acessar ferramentas e informações a qualquer hora e a qualquer momento.

Portanto, se você gerencia uma equipe que trabalha em modo remoto, as aplicações em nuvens são essenciais para a produtividade dos funcionários!

2. Automação de serviços e processos em nuvem

Coleta e gerenciamento de dados e melhora da segurança do setor de TI são alguns dos benefícios que o Microsoft Azure pode proporcionar a sua empresa.

Através deles, os funcionários podem realizar mais tarefas em menos tempo, o que ajuda a aumentar a produtividade organizacional e consequentemente, o lucro da sua empresa.

3. Gerenciamento de rede

O gerenciamento de rede está relacionado ao controle das tarefas e ao monitoramento da utilização de recursos no ambiente de rede.

Os principais objetivos do gerenciamento de rede são:

• Reduzir custos operacionais

• Obter informações da rede

• Aumentar a flexibilidade das operações

• Melhorar a eficiência

• Reduzir o congestionamento da rede

A área de TI da sua organização pode utilizar o Microsoft Azure para controlar a rede interna, até mesmo com visualização em tempo real de tráfego.

4. Realização de operações em ambientes híbridos

A TI híbrida revolucionou os sistemas tradicionais locais das organizações. Através dela, é possível unir o uso de infraestruturas próprias com a computação em nuvem.

Ela abrange servidores, aplicativos e muitos dispositivos que ajudam a otimizar toda a estrutura interna do setor de TI. Consequentemente, os profissionais de tecnologia conseguem trabalhar de modo mais ágil e produtivo.

Dessa forma, você pode resolver problemas em menos tempo e acelerar ainda mais o processo de transformação digital.

Mas para utilizar ao máximo todos esses benefícios, é preciso mais do que simplesmente acessar um serviço em nuvem e esperar que ele consiga se adequar a infraestrutura de TI desenvolvida pela sua empresa.

Se você quer integrar e monitorar ferramentas projetadas para a nuvem híbrida, o Azure pode te ajudar!

Além disso, a plataforma também ajuda a modernizar a infraestrutura e integrar diversos tipos de sistemas.

5. Máquinas virtuais

As máquinas virtuais funcionam basicamente como um computador de máxima potência, mas com recursos de armazenamentos desenvolvidos na nuvem.

Através do Microsoft Azure, a sua empresa pode adquirir várias máquinas virtuais para gerenciar a organização, além de contar com recursos específicos para cada caso.

A máquina virtual possui um CPU, disco e até memória para armazenar dados. Claro que quando se trata de um computador comum, as partes que compões o dispositivo (conhecidas como hardware) são físicas.

Entretanto, as VMs, que são conhecidas como ”computadores virtuais”, não deixam nada a desejar.

Elas ajudam a sua empresa a reduzir custos, já que através delas, a sua organização consegue realizar a execução de vários ambientes virtuais em uma única infraestrutura.

Com as VMs, também é possível ter mais segurança e tornar o processo de execução de cenários de desenvolvimento muito mais ágil.

6. Banco de Dados SQL

A SQL é a linguagem padrão dos bancos de dados relacionais, que atualmente, são a base de qualquer negócio ou serviço.

O Microsoft Azure oferece a opção de configurar todo o seu banco de dados relacionais de forma remota, o que obviamente, ajuda a reduzir cursos relacionados ao uso de servidores locais.

7. Apoio tecnológico

Quer revolucionar a transformação digital na sua empresa? Então comece a utilizar o Microsoft Azure agora mesmo!

A plataforma oferece toda a infraestrutura virtual necessária para que a sua organização possa melhorar o fluxo de trabalho, facilitar o acesso a serviços e aplicativos e aumentar a produtividade de todos os funcionários, independentemente do setor de atuação ou do modelo de trabalho em que eles atuam (presencial, híbrido ou remoto).

Com esse serviço da Microsoft, você consegue criar e gerenciar aplicativos da forma que quiser, afinal, como a plataforma é 100% compatível com diferentes tipos de estrutura e linguagem, ela oferece o suporte necessário para todos os tipos de sistemas operacionais, bancos de dados e dispositivos.

Caso você tenha qualquer problema ou esteja com dúvidas em relação ao uso da ferramenta, pode ficar tranquilo(a). A plataforma oferece um suporte de atendimento que funciona 24 horas por dia.

Se você quer saber mais sobre o Azure ou outras soluções tecnológicas da Microsoft, acesse a plataforma do FinderSoftwares.

Autor avatar
Autor
Bianca Andrade