6 dicas para aumentar a geração de demanda da sua empresa

O mercado está cada vez mais concorrido. Por esse motivo, conquistar novos clientes está se tornando um desafio para muitas empresas.

Avatar do usuário Bianca Andrade
Bianca Andrade

Em um cenário de disputa e concorrência, não é nada fácil ganhar vantagem competitiva e fidelizar o consumidor, não é mesmo?

Mas afinal, o que fazer para que mais usuários conheçam e se interessem pela sua marca? Como despertar o interesse dos consumidores?

Uma das soluções para esse problema está justamente na geração de demanda. Porém, mesmo com tantos benefícios, para essa prática dar certo, é necessário muita organização e planejamento.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é geração de demanda?

A geração de demanda é uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo atrair potenciais clientes para uma organização.

Através de um conjunto de ações que envolvem a análise da jornada de compra e a produção de conteúdo de valor, focada totalmente nos interesses da sua persona, a estratégia de geração de demanda faz com que seja possível converter visitantes do seu site em compradores.

A ideia é acelerar o funil de vendas e garantir a sobrevivência do negócio, fazendo com que o público se interesse cada vez mais pelos produtos/serviços oferecidos pela sua empresa.

No curto prazo, é uma forma de gerar mais receita e, a longo prazo, fidelizar consumidores e criar uma conexão mais profunda com o público.

Como criar uma estratégia de geração de demanda eficaz?

É nesse momento que muitas empresas cometem erros.

Com tantos anúncios e propagandas sendo exibidos diariamente em diversos tipos de canais de comunicação, está cada vez mais difícil prender a atenção do consumidor.

Sendo assim, é necessário criar um impacto no usuário, ou seja, fazer com que ele realmente se interesse pelo que a sua empresa tem para oferecer.

Isso significa que não adianta apenas divulgar novos produtos/serviços, se os anúncios não estão chegando no público certo ou então, o conteúdo produzido para promover a sua empresa ou um produto específico, não está conseguindo despertar o interesse da persona.

Portanto, para a estratégia de geração de demanda dar certo, é necessário um trabalho em conjunto entre os setores de marketing e vendas.

Para te ajudar a colocar esse conceito em prática, vamos levantar alguns pontos que devem ser considerados pela sua empresa, na hora de criar estratégias que visam o aumento no número de vendas e a retenção de clientes. Veja só:

1. Defina o público

Nenhuma empresa consegue atingir todo tipo de público.

Sendo assim, identificar o público que realmente tem interesse em consumir os produtos/serviços que a sua empresa fornece é essencial.

Entender o comportamento do público e definir as personas ajudará a direcionar as estratégias de publicidade e marketing no ambiente digital.

As personas podem ser desenvolvidas com base no perfil, funções, problemas, necessidades e objetivos do público-alvo.

2. Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo é, sem dúvida alguma, uma estratégia que deve fazer parte de qualquer planejamento de geração de demanda.

Como já explicamos, os consumidores são bombardeados todos os dias com diversos tipos de anúncios, notícias, posts, entre outros.

Portanto, prender a atenção das pessoas está cada vez mais difícil.

Quanto melhor e mais relevante for o conteúdo produzido, maiores serão as chances de o usuário não apenas conhecer a sua empresa, mas também, se interessar por ela!

3. Funil de vendas

Criar materiais relevantes não será suficiente, se, na prática, eles não forem do interesse do usuário que está lendo.

E a melhor forma de saber o que falar e descobrir qual a abordagem que deverá ser utilizada, é através do funil de vendas.

Ao entender em qual parte do funil de vendas o lead se encontra, torna-se possível desenvolver mensagens mais precisas, que realmente despertem o interesse da persona.

Por exemplo, se o usuário acabou de conhecer o site da sua empresa, será necessário utilizar um tipo de abordagem.

Porém, se ele já conhece os produtos/serviços disponíveis no seu site e está relativamente interessado, mas ainda não fez nenhuma compra, a estratégia utilizada deverá ser completamente diferente.

4. Mensuração e análise de resultados

Para gerar mais demanda em menos tempo, obviamente, é importante desenvolver as estratégias certas, que realmente serão capazes de atingir as metas estipuladas.

Porém, é normal que em algumas situações, a estratégia utilizada não tenha sido tão eficiente para atrair consumidores.

Defina os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para descobrir se a estratégia de geração de demanda está trazendo os resultados esperados.

https://www.youtube.com/watch?v=7Hi2hexp4QU

5. Alinhamento entre marketing e vendas

Como já falamos, sem o alinhamento entre os setores de marketing e vendas, fica difícil criar uma estratégia de geração de demandas realmente eficiente.

O motivo? O trabalho de ambos os profissionais está totalmente relacionado.

Os profissionais de marketing, recebem informações dos colaboradores do setor de vendas. Com base nesses dados, torna-se possível criar estratégias mais precisas e eficientes.

Através dos dados coletados durante a qualificação de Leads, a empresa consegue obter informações muito mais relevantes, como por exemplo:

• Reconhecimento das dores e necessidades do público-alvo

• Hábitos de compra

• Identificação de temas e abordagens que sejam relevantes para a persona, adequando a linguagem utilizada

Já o departamento de vendas, é beneficiado com Leads cada vez melhores.

A integração entre os dois setores é essencial para esse processo!

6. Considere a automação

Um dos grandes desafios das empresas e dos profissionais na área de marketing e vendas, é encontrar tempo para executar todas as ações necessárias.

Por isso, é importante trazer a automação para dentro da sua empresa. Dessa forma, os colaboradores responsáveis pelo serviço, terão muito mais tempo para focar em atividades que realmente possam trazer lucro para a empresa, como por exemplo, a prospecção de clientes.

Há diversas ferramentas tecnológicas que vão ajudar a sua empresa a criar uma estratégia de demanda mais sólida e eficiente.

Assim, os colaboradores se tornam muito mais produtivos!

Quer saber mais sobre os softwares que podem te ajudar no processo de geração de demanda? Entre em contato com o FinderSoftwares agora mesmo!

Autor avatar
Autor
Bianca Andrade