Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

O que é Google Sitelinks: Saiba tudo sobre esse recurso

Você provavelmente sabe da importância dos rankings e dos mecanismos de pesquisa, e que para ter uma boa estratégia de marketing digital é preciso conseguir um ótimo CTR (taxa de cliques) no seu site. No entanto, você sabia que os Sitelinks do Google também são uma ótima forma de ampliar essa taxa de cliques por meio do tráfego extra?

Avatar do usuário Bianca Andrade
Bianca Andrade

Nesse artigo veremos o que é o Google Sitelinks, como funciona e suas vantagens.

Ficou interessado no assunto? Se sim, acompanhe mais um artigo do FinderSoftwares.

Antes de entrarmos a fundo nesse assunto, vamos ter uma visão geral:

Um bom rankeamento para suas palavras-chave garante que você consiga um tráfego relevante para apoiar no crescimento do seu site. Embora seja bom para a classificação, isso pouco vale se os usuários não clicarem no seu website a partir das páginas de pesquisa.

É nesse momento que entram os Sitelinks de pesquisa do Google. Além de serem mais vistos no Google, eles fazem com que mais usuários cliquem no seu website na página de resultados.

Os Google Sitelinks são uma ótima forma de melhorar a sua CTR, conseguir mais tráfego e fortalecer seu SEO.

O que é o Google Sitelinks?

Google Sitelinks são links automatizados feitos pelo algoritmo do Google que costumavam aparecer abaixo dos sites nas páginas de resultados de pesquisa no Google.

O Google elaborou essa ferramenta para ajudar os usuários a entenderem melhor um website antes de visitá-lo e servir de atalho para as páginas mais relevantes de um site. Os Sitelinks são determinados de forma aleatória pelo algoritmo do Google, por isso não é possível ter controle total sobre quais as páginas do nosso site serão definidas como Google SiteLinks. Por outro lado, existem algumas boas práticas que ajudarão a colocar certos links a mostra.

Antes disso, vamos saber quais vantagens esse recurso trás.

Google Sitelinks

Benefícios do Google Sitelinks

Várias são as razões que fazem os links de sites serem tão importantes para o seu website e para os visitantes dele. Abaixo listamos quatro benefícios desse recurso.

Confira:

Melhora do CTR

Ter um CTR (Click-Through Rate ou Taxa de Clique) alto significa dizer que o seu link é popular, e consequentemente, que é relevante para dada pesquisa nos mecanismos de busca.

Apesar do usuário fazer uma pesquisa simples sobre uma marca, os google sitelinks apresentam as páginas mais relevantes para ele, dando-lhe a oportunidade de ser redirecionada para a que ele realmente tem interesse, pode ser de um serviço, produto, ou qualquer outra informação disponível no sitelink.

Permitir que os usuários acessem instantaneamente às suas páginas principais é uma maneira de atraí-los mais rapidamente, já que fica muito mais fácil achar o conteúdo que procura.

Maior credibilidade

Os Google Sitelinks só são mostrados quando o Google entende que aquilo é útil para os usuários. Isso é, quando há uma procura razoável sobre aquele conteúdo.

De acordo com o Google: “ …. Se a estrutura de seu site não permitir que nossos algoritmos localizem bons links de site ou se você achar que os links para seu site não são pertinentes para a consulta do usuário, nós não os exibiremos”.  Veja aqui.

Logo, sabemos que o Google tem a intenção de fornecer a melhor e mais completa resposta sobre a pesquisa do usuário, assim, sabemos que quando os sitelinks aparecem, é sinal de que o site tem credibilidade. Fora que eles ocupam boa parte da tela, fazendo com o que usuário veja e tenha clareza sobre a informação.

Aumento da visibilidade da marca

A função do Google Sitelinks é mostrar algumas das páginas mais relevantes e melhorar a experiência de pesquisa do usuário. As páginas escolhidas são as que ele o algoritmo considera melhor, baseado em estrutura, conteúdo e palavra chave do seu site.

Assim, as páginas que o Google mostra como links de sites são, algumas vezes, produtos ou serviços, preços, blogs, tudo que ajuda o usuário a conhecer melhor sua marca. Todos ganham: O Google por oferecer melhor navegação, a marca por ser mais visualizada, o indivíduo que vai encontrar mais rapidamente sua resposta.

Mais navegação no site

A maior parte dos visitantes não permanecem muito tempo nos sites, navegando e explorando com profundidade. Normalmente, eles navegam pela página inicial, olham a página de produtos e serviços sem se aprofundar.

Os google sitelinks de pesquisa mostram as páginas mais populares, assim seu principal artigo do blog, seu produto mais procurado pode aparecer, dando a oportunidade de o usuário navegar mais.

Uma dica importante é investir em SEO para otimizar todas as páginas, das URLs aos conteúdos.

Como falamos anteriormente nesse artigo, não é possível controlar quais siteslinks nosso site terá, mas há algumas boas práticas. Veja algumas ações que podem trazer site de links para a sua página na web.

  • Ter um nome de site exclusivo
  • Trabalhar SEO para conseguir a primeira posição no Rank
  • Usar dados estruturados
  • Utilizar estrutura e navegação simples no website
  • Acrescentar Mapa do site XML ao Console de pesquisa do Google
  • Construir links internos
  • Títulos objetivos e relevantes

Google AdWords Sitelinks

É bom notar que os sites do Google AdWords são diferentes dos Google Sitelinks.

Quando você configura uma campanha do AdWords, você tem a opção de adicionar links de sites ao anúncio, contribuindo para o direcionamento dos usuários para páginas. É possível adicionar uma pequena descrição dos Sitelinks, fazendo com que seus anúncios sejam mais relevantes para quem os visualizam.

Mesmo que se pareçam, e desempenhem funções igual, os sites do AdWords são inseridos pelo gestor da campanha, enquanto que os sites orgânicos são feitos pelo Google e não especificados pelo dono do site.

Conclusão

Agora que já conhece tudo sobre Google Sitelinks, é hora de seguir em frente e iniciar sua estratégia em SEO.

Sabemos que os links não são garantidos ou que nem sempre aparecem, mas os benefícios que eles trazem são tantos que vale a pena tentar seguindo os passos que listamos nesse artigo.

Quer conhecer outros serviços Google e melhorar ainda mais os projetos da sua empresa? Acesse nossa plataforma!

Autor avatar
Autor
Bianca Andrade