Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Guia de compra para sistema CRM

O relacionamento com o cliente é algo que as empresas precisam estar atentas, se quiserem obter mais vendas. E com a tecnologia, os resultados podem ser satisfatórios. Saiba mais neste guia.

Avatar do usuário FinderSoftwares
FinderSoftwares

O relacionamento com o cliente é algo que as empresas precisam estar atentas, se quiserem obter mais vendas. E com a tecnologia, os resultados podem ser satisfatórios. Saiba mais neste guia.

Índice

  1. O que é um sistema CRM?
  2. Quais as vantagens de empregar um sistema CRM?
  3. Quais são os principais recursos de um CRM?
  4. Fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um sistema CRM

O que é um sistema CRM?

Um sistema CRM, ou Customer Relationship Management pode ser definido como uma ferramenta digital, voltada para todo tipo de empresa atuante no mercado. Apoiadas nela, as equipes de marketing e vendas trabalham juntas, e integram processos organizacionais de atendimento, visando uma melhor experiência do cliente, assim como uma otimização da gestão dos mesmos.

Uma plataforma de CRM torna possível o registro e a análise de toda e qualquer interação dos vendedores com os leads ou mesmo clientes já fidelizados, organizando as informações disponíveis para um melhor gerenciamento das mesmas, facilitando o trabalho do profissional de vendas e consequentemente aumentando a receita da empresa, ou seja, seu retorno sobre o investimento (ROI).

O CRM é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio atualmente, saiba abaixo os motivos:

Quais as vantagens de empregar um sistema CRM?

1. Melhore a gestão de dados dos seus clientes

Com as informações captadas de seus contatos todas concentradas em um só lugar, as operações de manutenção, venda e promoção de seus produtos podem ser geridas de forma sistemática e prática por meio das ferramentas ali disponíveis, poupando tempo, recursos e mão de obra consequentemente.

2. Aumente suas vendas

A partir dos dados disponíveis, o vendedor tem em mãos um histórico completo de compras de clientes, além do ticket médio delas (valor médio recebido em cada venda). Tendo isso em mente, negociações e propostas personalizadas, ou seja, voltadas a necessidade de cada cliente, podem ser implementadas com sucesso.

3. Automação de processos

Uma das vantagens de se utilizar um sistema CRM é que você poderá contar com diversas ferramentas de automação, para diversos processos, sejam eles de marketing, vendas ou atendimento ao cliente. Deste modo, sua equipe padroniza os seus meios de ação, e dialoga de forma eficiente entre si, aumentando a coordenação da entre ela, gerando melhores resultados para o seu negócio.

4. Coordenação entre diferentes equipes

Como há pouco mencionado, a possibilidade de partilhar os dados com outros departamentos que não apenas vendas, como marketing ou customer success por exemplo, aumenta o conhecimento geral dos funcionários sobre a clientela da empresa. Assim, a comunicação interna é facilitada e se torna muito mais simples e ágil, visto que telefonemas ou até mesmo reuniões são poupadas, uma vez que bastaria apenas acessar o sistema CRM para consultar as informações necessárias.

Quais são os principais recursos de um CRM?

  • Integração: um dos principais objetivos de um sistema CRM é facilitar a vida do vendedor, certo? Nada melhor para isso que ter a opção de integrar o seu CRM com outras aplicações utilizadas anteriormente na empresa. Podem ser integrados a ele softwares de atendimento ao cliente, como soluções telefônicas ou de bate-papo, ou ferramentas de automação e captação de leads, como o famoso RD Station por exemplo.
  • Segmentação: um dos recursos mais importantes no processo de conhecimento dos tipos de clientes da sua empresa é a segmentação deles. Com um sistema CRM, você poderá dividir a base de leads/clientes por gênero, idade, cargo, ou outras categorias que julgar válido incorporar a sua análise.
  • Armazenamento, documentação e lembretes: quando gerado um lead, todas as informações cedidas ficam registradas para futuras consultas. Além disso, qualquer interação que desenvolva com ele (como reuniões e afins), seja ela por qualquer canal de comunicação, pode vir a ser documentada e armazenada também. Por fim, a opção de criar lembretes para tais interações ajuda a não deixar eventuais reuniões serem esquecidas.
  • Gestão de contatos: todas as informações disponíveis sobre os clientes podem ser acessadas pelo administrador da ferramenta, como uma espécie de banco de dados. Mais que isso, elas podem ainda ser editadas, excluídas ou mesmo transferidas para outro local.

Fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um sistema CRM

Saiba a realidade de sua empresa!

Assim como qualquer outra empreitada que você venha a iniciar no futuro, é necessário estudar a fundo quais são os objetivos e necessidades atuais e a médio/longo prazo de seu negócio, de modo que com base em tais características possa escolher a dedo o sistema de CRM que no geral faça mais sentido para a sua realidade. Deverão ser levados em conta diversos fatores, os quais serão tratados adiante:

  1. Os tipos de sistema CRM por categoria: são eles de automação de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Alguns CRMs, como é o caso do já citado RD Station, mesclam tais funcionalidades, como marketing e vendas. Sendo assim, através de um só software é possível gerar relatórios de vendas, gerenciar estoque, ou até mesmo criar do zero campanhas de email marketing ou landing pages.
  2. Tempo e recursos disponíveis: além é claro do preço padrão de aquisição de um sistema CRM, é necessário ter em mente outros custos envolvidos na transação, diretos e indiretos. Há por exemplo custos adicionais de implantação do software, dependendo se este será associado a nuvem ou não, manutenção e suporte técnico, além da própria curva de aprendizado, que caso seja alta, demandará mais tempo e treinamento para que os funcionários se adaptem ao programa.

Se você ainda não usa um sistema CRM, repense!

O uso de um software CRM está conectado às principais tendências para o futuro. Não sabe como? Veja duas delas:

Segundo um relatório feito pela Accenture, o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) nas vendas é uma realidade em ascensão. As empresas vem utilizando cada vez mais CRMs que contam com recursos como chatbots. Uma aplicação como essa usa da IA para poupar vendedores de tarefas repetitivas e de pouca importância, direcionando o trabalho deles para setores mais urgentes.

O digital está em crescimento acelerado! De acordo com o estudo Digital 2021, da agência We Are Social, mais de 4.2 bilhões de pessoas (53.6% de todas as pessoas no mundo) estão usando ativamente as redes sociais, um aumento de 400 milhões de pessoas em relação ao ano passado (49% de todas as pessoas existentes). Esse fato, se bem aproveitado, significa oportunidade. CRMs sociais, ou que possuam tais funções, estão em plena ascensão, haja visto que o mercado não para de crescer.

Se interessou? Você pode conferir as opções de CRM disponíveis em nosso site, basta clicar aqui!

Autor avatar
Autor
FinderSoftwares