Guia de compra de Sistemas de Recursos Humanos

Avatar do usuário Pedro Rapace
Pedro Rapace

O que são Sistemas de Recursos Humanos?

Os sistemas de recursos humanos (RH) oferecem as ferramentas necessárias para as empresas que desejam gerenciar de forma mais otimizada os dados relacionados aos colaboradores, folha de pagamento e treinamento.

A área de recursos humanos foi muito beneficiada pela tecnologia. Atualmente, os profissionais que trabalham com RH, podem utilizar diversos softwares para melhorar o desempenho no trabalho e o controle de dados referentes as atividades rotineiras do setor.

Para saber mais sobre a importâncias dos sistemas de recursos humanos e os motivos pelos quais você deve começar a utilizá-los na sua empresa, continue a leitura.

Quais os principais benefícios dos sistemas de Recursos Humanos?

As soluções digitais de RH são extremamente benéficas quando se trata de segurança das informações, aumento da produtividade e agilidade na conclusão de tarefas.

Os funcionários desse setor tão importante para as organizações precisam lidar com diversas atividades ao mesmo tempo, como por exemplo, registro de dados e gerenciamento de documentos.

O problema é que todas essas tarefas exigem muita atenção nos detalhes. Isso significa que quando realizadas manualmente, as chances de colaboradores cometerem erros aumenta consideravelmente.

Além disso, o trabalho manual pode sobrecarregar os funcionários de RH e fazer com que eles demorem muito mais tempo para terminar tarefas que, com a ajuda da tecnologia, poderiam ser finalizadas em poucos minutos.

Os sistemas de recursos humanos auxiliam as organizações a automatizar funções básicas do setor.

Descubra agora os motivos pelos quais a tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência no departamento de RH:

1. Centralização da informação

Quando as informações organizacionais circulam por diferentes canais de comunicação, o departamento de RH tem muito mais dificuldade para centralizar os dados. Contudo, ao utilizar um software específico para isso, os profissionais responsáveis conseguem poupar tempo e recursos financeiros da empresa através da padronização de procedimentos, inclusive os que se referem a comunicação interna.

2. Redução de custos

Essa vantagem pode ser observada já na fase de recrutamento. Um sistema informatizado é capaz de oferecer um banco centralizado de currículos, testes virtuais e até mesmo registro de desempenho de todos os candidatos. Porém, a redução de custos não para na etapa de recrutamento.

Na verdade, todas as atividades referentes ao departamento de RH que forem automatizadas, serão realizadas em menos tempo e com menos recursos, o que ajuda a diminuir as despesas relacionadas a execução e conclusão de tarefas.

3. Segurança de dados

Como grande parte dos processos de RH são considerados sigilosos, é necessário utilizar ferramentas específicas para manter a segurança das informações e dados internos. A boa notícia é que há softwares que foram desenvolvidos justamente para manter as informações a salvo e evitar o vazamento de dados confidenciais.

Sistemas de Recursos Humanos

Quais são as principais ferramentas dos sistemas de recursos humanos?

  • Análise de dados estratégicos: para manter o bom desempenho no setor de RH, é necessário analisar índices e dados de forma frequente. Os softwares que coletam informações e realizam cálculos, auxiliam todo o processo de análise de dados.
  • Portal de autoatendimento: um portal de autoatendimento facilita a vida dos colaboradores, já que com essa ferramenta, eles podem ter acesso a documentos importantes e aos próprios dados pessoais que estão salvos no sistema da empresa.
  • Relatórios em tempo real: nem sempre é possível esperar muito tempo para obter informações referentes aos dados extraídos de um relatório, já que muitas vezes, você precisa de determinada informação instantaneamente. E é por isso que os softwares de RH podem ajudar as empresas que precisam lidar com relatórios, ainda mais considerando que todas as informações sobre os funcionários ficam armazenadas em uma única plataforma. Ou seja, além de você poder acessar as informações em tempo real e no momento em que desejar, os dados obtidos terão mais credibilidade.

O que levar em consideração antes de adquirir um sistema de recursos humanos?

Saiba a realidade de sua empresa!

Os sistemas de recursos humanos ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários e a diminuir o tempo de execução de algumas tarefas.

Contudo, antes de decidir quais ferramentas de automação você vai adquirir, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo:

  1. Análise de dados: as ferramentas virtuais de recursos humanos fornecem relatórios baseados na análise de dados. O objetivo é fazer com que a extração dessas informações possa beneficiar, não apenas os funcionários do departamento de RH, mas também os que trabalham em outros setores. Mas antes de optar pelo uso de uma determinada ferramenta, é importante conversar com a sua equipe sobre a forma como os sistemas de recursos humanos serão implementados e quais são os dados mais importantes que precisam de softwares específicos.
  2. Índice de erros em atividades manuais: se os funcionários de RH precisam lidar com um grande volume de dados e com muitas tarefas ao mesmo tempo, significa que está na hora de automatizar algumas atividades rotineiras do setor. Caso contrário, eles podem cometer erros graves que irão comprometer a segurança e a credibilidade das informações.

Quais as principais tendências dos sistemas de recursos humanos para os próximos anos?

Para auxiliar o processo de transformação digital na sua empresa e acompanhar as mudanças dos colaboradores e dos processos internos, os sistemas de recursos humanos podem ajudar!

As principais tendências de RH para os próximos anos que podem trazer benefícios para a sua empresa são:

• Otimização da experiência do colaborador: cada vez mais as empresas estão investindo em recursos que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida e a experiência do colaborador dentro da organização. Com as ferramentas certas, você pode tornar as informações mais acessíveis aos funcionários e fazer com que eles possam realizar mais atividades em menos tempo, o que ajuda a eliminar a sobrecarga de trabalho.

Inteligência artificial: geralmente, a inteligência artificial é utilizada apenas para melhorar a experiência do cliente. Porém, é essencial lembrar que os funcionários de uma organização podem ser considerados os clientes internos. O departamento de RH pode controlar as demandas internas através de Chatbots e plataformas centralizadas que agilizam diversos processos organizacionais, fazendo com que toda a equipe possa focar mais em atividades estratégicas para a empresa.

Agora que você já sabe a importância dos sistemas de recursos humanos para a sua organização e para a produtividade dos funcionários, está na hora de reconhecer melhor as ferramentas virtuais de RH que podem aumentar o lucro da sua empresa. Para mais informações, entre em contato com um de nossos representantes.

Autor avatar
Autor
Pedro Rapace